domingo, 4 de novembro de 2012

Solo Poluído (Ciências)


  O solo está poluído quando apresenta substâncias que provocam qualquer forma de malefício direto ou indireto á vida, á saúde humana, aos elementos da natureza encontrados, ao ambiente ou ao desenvolvimento destes.
   A contaminação do solo é o resultado da 
ação de substâncias perigosas ou tóxicas.
Existem diversos 
fatores que causam a poluição ou a contaminação do solo, como o uso de agrotóxicos e os aterros sanitários.

 
   Os agrotóxicos são produtos colocados nas lavouras para evitar o ataque de insetos e outros bichos aos vegetais.



  Os agrotóxicos mais comuns são os inceticidas, herbicidas, bactericidas, fungicidas e mamaticidas, que são utilizados contra o que pode prejudicar as plantações: insetos ervas daninhas, bactérias, fungos e nematoides (vermes), respectivamente
 
 
  Os aterros sanítarios são os locais onde os resíduos urbanos  são compactados e depositados. O local dos aterros deve ser bem escolhido, pois é preciso ter bastante cuidado com os lençóis freáticos, ou subterrâneos, e ser distante da população. Em geral, nos aterros não há qualquer forma de tratamento ou reciclagem do lixo. Os resíduos são aterrados, e o líquido produzido pelo próprio lixo, o chorume, é reintroduzido nos resíduos para que ocorra uma aceleração no processo de decomposição. Embora o fundo e os lados dos aterros sejam vedados com material impermeável, em geral, o solo é contaminado de alguma forma.

  A poluição do solo apresenta diversos fatores  como concequência: a esterilização e a contaminação do solo, a alteração das características do solo, a diminuição ou escassez da flora e da fauna, a contaminação das águas subterrâneas, entre outras.
  É possivel evitar a poluição do solo adotando medidas como o tratamento e a seleção dos resíduos.
  Para os solos contaminados e poluídos, já existem formas de descontaminação  e recuperação.  
  Normalmente, esse procedimento envolve a retirada do poluente com o uso da água e do ar, como, por exemplo, a lavagem do solo.


             
 Os lixões no Brasil são um caso muito sério e prejudicial ao meio ambiente e a saúde da população.
 
                                                                       FONTES: site: Sempre Tops                                                                                        livro:Viver Valores
                                                                                  

                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário